ROTINA DO CÃO X PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO

Atualizado: 11 de Set de 2018

Veja como uma rotina rica em atividades e exercícios para o corpo e a mente podem ajudar na solução de diferentes problemas de comportamento do seu cão


Por Lincoln Joaquim


Seu cão faz xixi e cocô fora do lugar? Te arrasta nos passeios? Late incessantemente para tudo e todos que se aproximam do portão ou da porta? Destrói todos os móveis da casa quando você não está vendo? É agressivo com cães ou com pessoas?

Pode ser difícil de acreditar, mas TODOS estes problemas que deixam você de cabelo em pé e criam vários conflitos na convivência sua com seu cachorro, podem estar relacionados simplesmente com uma baixa oferta de atividades físicas, mentais e sociais que poderiam ser facilmente implementadas na rotina de vocês.


Só punir e brigar não adianta Como adestrador, eu sou chamado para resolver os mais diferentes problemas de comportamento de cães das mais diferentes tipos raças, idades e tamanhos e a primeira coisa que eu sempre enfatizo nas minhas consultas é a necessidade de se estabelecer uma rotina rica em atividades físicas, mentais e sociais para estes cães, para que os problemas sejam realmente solucionados. Sem isso, corrigir os problemas que queremos é como andar em círculos, sem chegar a lugar algum. Onde aplicar medidas que punam o cão ou o deixem com medo ou inseguro, pode apenas aumentar alguns problemas e criar outros novos e ainda piores, como o medo e a agressividade.

Atividades físicas, mentais e sociais auxiliam na obediência e na correção de problemas indesejados.

Pense em Educação Sanitária e tenha um cão mais calmo e relaxado Uma situação bem comum e uma das mais procuradas pelos tutores é a questão da Educação Sanitária dos cães. Se o seu cachorro ainda não aprendeu a fazer xixi e cocô no tapete higiênico ou no jornal, uma das melhores formas de ensiná-lo é acompanhando-o ao “banheirinho” e premiando-o por cada acerto com um petisco ou um afago.

É algo que fica muito fácil de resolver se você programar os horários das atividades dele com os momentos mais prováveis em que você estará junto para acompanhá-lo ao "banheirinho" e premiá-lo pelo acerto. Quer ver só?

Sabemos que durante e após as atividades físicas os cães fazem xixi para liberar um pouco de água acumulada pela queima de energia. Sabemos também que após comerem, é muito provável que eles façam cocô cerca de 10 a 30min depois das refeições, pois comer estimula o sistema digestivo a liberar espaço no intestino.


Pensando nisso, uma boa rotina para educar esse cão a acertar o xixi e o cocô e ainda gastar energia, comer e se divertir bastante com você, seria, por exemplo, levá-lo para dar um passeio ou brincar em casa logo pela manhã. Você pode brincar com ele de buscar ou perseguir uma bolinha, cabo-de-guerra, pega-pega, qualquer coisa... o importante é que o cão fique minimamente cansado.


Nos intervalos do passeio (ou da brincadeira) é bem provável que ele faça as necessidades, por isso, esteja pronto para levá-lo ao local certo na rua, ou de manter um tapete higiênico bem próximo se vocês estiverem brincando em casa. Leve-o ao “banheirinho” e fique de olho, pois provavelmente ele fará um xixi e você poderá, então, premiá-lo pelo acerto.


Ao fim do passeio ou das brincadeiras, é muito provável agora que ele vai estar com fome. Você pode, então, usar as refeições para educar e para ensinar a ele uma grande variedade de comandos de obediência e truques, melhorando ainda mais a relação e interação entre vocês. A comida do cão é um recurso muito importante que podemos usar para educar e até desenvolver a inteligência dos nossos cães. aprimorando a nossa comunicação com eles.


E pode estar certo que, depois de comer, deve vir um novo xixi ou cocô. Por isso, aproveite novamente para levá-lo ao lugar certo e premiá-lo.


Pronto! Depois de brincar e passear, comer de forma interessante e divertida com você e também de várias idas ao banheiro, só resta ao seu cãozinho agora encontrar um lugar confortável para deitar e relaxar. Talvez roer um osso ou um brinquedo e então pegar no sono e descansar!


Essa rotina deve tomar cerca de 45min a 1 hora do seu tempo e além de você ter feito a Educação Sanitária dele, seu cão estará tão calmo e relaxado que muito provavelmente outros problemas de comportamento não irão se manifestar, como latir, ou destruir coisas em casa.

Programas de Treinamento da Cãozinho Esperto

Se você tem dificuldades para educar o seu cachorro e estabelecer uma rotina como essa para ele, eu criei a Cãozinho Esperto justamente para oferecer uma metodologia personalizada para pessoas como você educarem e resolverem diferentes problemas de comportamento dos seus peludos.


Nossos Programas de Treinamento têm o objetivo de ajudar você a educar e a melhorar o comportamento do seu cachorro, pensando desde a organização da casa, da rotina de vocês, assim como ensinando você e sua família torná-lo um cãozinho obediente, alegre e muito inteligente. Um verdadeiro Cãozinho Esperto!

Entre em contato e saiba mais sobre os programas de adestramento. Estou pronto pra atender você!

Lincoln Joaquim é adestrador de cães, jornalista e criador de cães educados, obedientes e sociáveis há mais de 15 anos. Fundou a Cãozinho Esperto com a missão de auxiliar tutores a educar e resolver os mais variados problemas de comportamento dos seus cães.

Cãozinho Esperto - Educação Canina

Rua ontato – Whatsapp (11) 98300-5878

contato@caozinhoesperto.com.br


13 visualizações